Quarta-Feira, 19 de Julho de 2006, 18h:45 A | A

Trentinos: Todos os signatários da jornada de Blumenau estão no Consulado

Relação completa e revisada dos documentos foi entregue dia 23 de junho. em seguida, processos vão para a análise de Roma.

u CURITIBA - PR -  Os processos dos cerca de três mil signatários da "Jornada Cívica" de Blumenau-SC, realizada há cerca de um ano, encontram-se no Consulado Geral de Curitiba para os procedimentos finais antes de serem enviados para Roma, onde serão apreciados pela Comissão Interministerial. A informação é da direção do Círculo Trentino de Curitiba, onde funciona a coordenação central de processos do Paraná e Santa Catarina.

Segundo a mesma fonte, a demora no envio da documentação se deu devido a diversos fatores: primeiro ligados à complementação de grande número de processos, depois relacionados à intensa procura de interessados na segunda metade do ano que passou ante o iminente vencimento do prazo concedido pela legislação. Antes do encaminhamento à autoridade consular, cada processo foi cuidadosamente revisado por diversas vezes.

"No final do ano passado - explica Elton Stolf, da Central de Curitiba - desde que amplamente veiculada a notícia de que o prazo da lei de cidadania trentina estava por acabar, a procura para dar entrada no pedido foi tão grande que o Círculo Trentino di Curitiba teve que parar totalmente com o andamento dos processos dos "juramentos" anteriores para preparar a maior concentração cívica de trentinos, o maior juramento com aproximadamente 5 mil pessoas requerentes, realizada em Curitiba-Pr no dia 10 de dezembro de 2005, poucos dias antes do término do prazo da lei 370/2000".

"Ao iniciar o ano de 2006 - explica ainda Stolf - "o Círculo Trentino de Curitiba retomou os trabalhos para andamento dos processos anteriores ao "juramento" realizado em Curitiba e somente agora em junho é que os processos foram encaminhados para o consulado Geral em Curitiba. No Consulado, os processos são numerados e também recebem o número de protocolo de encaminhamento à comissão interministerial em Roma." Agora, no Círculo - completa ele - "já foi iniciada a conferência da documentação e análise dos processos do juramento realizado em Curitiba", com quase cinco mil signatários.

Postar um novo comentário

Captcha

Comentários

  • Comente esta notícia


Copyright © 2014 - SOMMO Editora Ltda - Fone/Fax (041) 3366-1469 - Caixa Postal: 4808 - CEP: 82960-981 - Curitiba/PR