Domingo, 23 de Novembro de 2014, 21h:00 A | A

Festa no Morro Boa Vista dedica Chisetta Alpina ao “Papa Sorriso”

 

CURITIBA – PR – Uma solenidade religiosa, seguida de outra civil marcaram sábado, 22/11, a festa de dedicação da Chiesetta Alpina de Jaraguá do Sul – um monumento dedicado aos imigrantes que nunca mais voltaram a suas pátrias. O evento - contemplado por um dia de sol para valorizar ainda mais a paisagem - foi encerrado com uma macarronada por adesão nas dependências do salão de festas recem-construído ao lado do pequeno templo, cuja administração agora está nas mãos do Círculo Italiano de Jaraguá do Sul.

A igreja, consagrada ao Cristo dos Alpes, foi dedicada ao “Papa Sorriso” (João Paulo I, Albino Luciani, nascido em Canale D’Agordo, província de Belluno, Itália).

Além de autoridades civis e eclesiásticas, estava presente uma comitiva de italianos liderada pelo engenheiro Luca Luchetta, por duas vezes prefeito do município de Vallada Agordina e hoje presidente da Comunidade Montana Agordina que agrega 15 municípios daquela região que veio especialmente para prestigiar o evento. Além disso, vieram também o presidente da Ana - Associazione Nazionale Alpini, Sebastiano Favero e o seu vice, Ferruccio Minelli, entidade que congrega cerca de 350 mil alpinos em toda a Itália. Favero, em seu discurso, prestou homenagem ao alpino Giovanni Luigi Corso, que reside em Curitiba. Ele disse que uma vez os Alpes eram motivo de divisão na Europa; hoje constituem símbolo de união na Europa e também entre a Europa e o Brasil.

A solenidade religiosa foi conduzida pelo bispo dom Irineu Scherer e abrilhantada pelos coros do Círculo Italiano e da Marisol, empresa que também patrocinou a impressão de um livro (“Le Nostre Canzoni”) com canções italianas e brasileiras, distribuído na oportunidade. O presidente da Comissão de Construção da obra, o empresário Vicente Donini, rendeu homenagens a todos os que de alguma forma colaboraram na realização da ideia que partiu de Franco Gentili.

Agora o funcionamento da Chiesetta atenderá a um calendário que prevê, além de eventos especiais sob agendamento, algumas promoções com periodicidade certa. A melhoria da estrada de acesso à igrejinha está programada pela Prefeitura Municipal. O complexo já faz parte do roteiro estadual de turismo religioso.

 

Postar um novo comentário

Captcha

Comentários

  • Comente esta notícia


Copyright © 2014 - SOMMO Editora Ltda - Fone/Fax (041) 3366-1469 - Caixa Postal: 4808 - CEP: 82960-981 - Curitiba/PR