Quinta-Feira, 03 de Março de 2016, 11h:16 A | A

Embaixador da Itália abre exposição do artista Giorgio Galli em visita a Curitiba, dia 7

Encontro do diplomata com a comunidade será no "Palazzo Garibaldi", a partir das 9hs, com café da manhã.


Curitiba - PR

Foto Desiderio Peron / Arquivo Insieme

trombetta10.jpg

O embaixador da Itália no Brasil, Raffaele Trombetta, em foto de 2013.


“A circunscrição do Consulado Geral de Curitiba, que compreende os Estados do Paraná e Santa Catarina, é estratégica para nós também para a promoção de projetos de colaboração cultural e tecnológica” pois “podemos contar aqui com uma comunidade ítalo-descendente entre as mais numerosas do País e com dezenas de empresas de sucesso” disse o embaixador da Itália no Brasil, Raffaele Trombetta, ao anunciar que na segunda-feira próxima (dia 07/03), estará na capital do Paraná e vai se encontrar com o Governador do Estado e com o Prefeito da cidade de Curitiba, em visita oficial. O embaixador, entre outros eventos, participará, ao lado da esposa Victoria Trombetta, às 14h30min, da inauguração da Mostra “A prática da arte – futuro possível”, no salão de entrada do Palácio Iguaçu (sede do governo paranaense), que contará com a presença do artista italiano Giorgio Galli, além de inúmeras autoridades e convidados.

Antes da abertura da exposição (uma promoção conjunta do governo do Paraná, do Consulado Geral da Itália em Curitiba, e do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo), o embaixador Trombetta, sempre acompanhado do cônsul Enrico Mora, manterá encontro com lideranças e representantes da comunidade italiana local durante um café da manhã na sede da Sociedade Giuseppe Garibaldi. Para esse encontro, que tem início às 9 horas, o presidente da entidade anfitriã e do Comites – Comitato degli Italiani all'Estero, Walter Petruzziello, está difundindo convite. O ingresso é livre, mas os interessados precisam confirmar presença na secretaria do “Palazzo Garibaldi” (fone3323-3530) antecipadamente.

Esta é a segunda vez que o embaixador Trombetta vem a Curitiba em visita oficial, desde que assumiu a função, no início de janeiro de 2013. A primeira vez aconteceu em abril de 2013, quando inaugurou uma “central de contatos” com a ideia de unificar informações em todo o Brasil sobre cidadania italiana por direito de sangue. Na mesma oportunidade, Trombetta esteve em Florianópolis, onde entregou o c
ertificado de cidadania italiana ao governador Raimundo Colombo.Infraestrutura e Cultura
Em entrevista exclusiva a ao Portal Insieme, o embaixador Trombetta definiu os principais objetivos de sua visita,  informando que encontrará “tanto o Governador do Paraná quanto o Prefeito de Curitiba, com os quais examinaremos alguns aspectos da colaboração bilateral”. Em primeiro lugar – prosseguiu o diplomata – imagino na “possibilidade de a Itália fornecer apoio aos projetos de desenvolvimento no setor de infraestrutura da cidade e do Estado. Mas não apenas: um dos objetivos da visita será a assinatura de um protocolo de intenções entre o Consulado Geral de Curitiba, o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo e o Governo paranaense, com o objetivo de incentivar a circulação de projetos culturais italianos nos espaços de exposição de Curitiba e de outras cidades paranaenses, com recursos comuns tanto italianos quanto paranaenses”. À época, era cônsul em Curitiba Salvatore Di Venezia.

“Naturalmente – disse o embaixador Trombetta – haverá tempo também para rever as principais lideranças do empreendedorismo local e da comunidade: o Comites, as principais associações italianas e “entres gestores” (entidades encarregadas de difundir cultura e língua italiana) que, com o apoio do Ministério italiano das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional, contribuem para fazer do paraná um dos Estados brasileiros onde mais se estuda a língua italiana”.

“O Paraná e Santa Catarina – assegurou o embaixador Trombetta – desenvolvem um papel importantíssimo para nossas atividades no Brasil. Podemos aqui contar com uma comunidade de ítalo-descendentes entre as mais numerosas do País e com dezenas de empresas de sucesso, que contribuem a fazer do Paraná uma das economias mais dinâmicas do Brasil”. Disse ainda que, entre outras iniciativas, “estamos apoiando o projeto de cooperação entre a Universidade Federal de Santa Catarina e a Universidade “La Sapienza”, de Roma, no campo da formação avançada na área de engenharia aeroespacial”.

Segundo informação fornecida durante a última assembléia do Comites PR/SC, o Consulado Geral da Itália em Curitiba é já o segundo em arrecadação (entradas decorrentes dos serviços prestados aos cidadãos) – perdendo apenas para o de São Paulo – dentre os sete consulados italianos que operam no Brasil. Sua posição fica em sexto lugar na América Latina e em oitavo lugar em todo o mundo, onde operam cerca de 200 consulados nos cinco continentes.

Postar um novo comentário

Captcha

Comentários

  • Comente esta notícia


Copyright © 2014 - SOMMO Editora Ltda - Fone/Fax (041) 3366-1469 - Caixa Postal: 4808 - CEP: 82960-981 - Curitiba/PR