Domingo, 03 de Maio de 2015, 15h:57 A | A

Occhipinti, um cônsul que diz ter orgulho da comunidade ítalo-gaúcha


Curitiba - PR

Emoção e orgulho - este o sentimento que alimenta constantemente suas ações como cônsul geral da Itália no Rio Grande do Sul. ”Repito isso sempre como um mantra”, diz Nicola Occhipinti, ao falar da grande comunidade ítalo-brasileira do Estado que conheceu pela primeira vez há menos de um ano, quando aqui chegou para desenvolver sua missão. Seu orgulho e sua emoção, como diz, ele sente como cidadão, privadamente, e como funcionário do Estado italiano


Já visitou Caxias, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Garibaldi, Santa Maria e mais uma série de cidades da Serra Gaúcha e fora dela, onde vivem cerca de 3,5 milhões de descendentes de imigrantes italianos e que constituem, conforme o cônsul, ”um patrimônio humano e cultural que a Itália tem vontade de transformar numa oportunidade para os dois países, fortalecendo laços econômicos, empresariais, políticos e acadêmicos” a partir dos laços de sangue já existentes.


Occhipinti agora está empenhado na organização dos festejos comemorativos aos 140 anos da imigração italiana no Estado (evento marcado para o dia 20 próximo, em Nova Milano, município de Farroupilha) e este foi um dos temas que o levaram, no dia 27 de abril último, a uma visita oficial à sede do Poder Legislativo gaúcho, onde foi recebido pelo presidente em exercício, deputado Ronaldo Santini.


Nova Milano é considerada o marco zero e berço da colonização italiana no Rio Grade do Sul, porque ali chegaram, em 20 de maio de 1985, as tres primeiras famílias italianas: Crima, Radaelli e Sperafico. O programa oficial do aniversário começa às 10 horas com missa solene em italiana, a ser celebrada pelo bispo diosesano Dom Alessandro Ruffinoni, concelebrada pelo padre Fabio Piazza e cantada pelo Coro Tramontina. Às 11 horas terá início a cerimônia cívica, com a execução dos hinos nacionais da Itália e do Brasil, homenagem às três primeiras famílias de imigrantes que chegaram no dia 20 de maio de 1875 e almoço típico italiano no salão comunitário de Nova Milano. São anfitriões a Prefeitura Municipal de Farroupilha, o Círculo Cultural Italiano de Farroupilha e a Associação de Moradores de Nova Milano. A realização é do Consulado Geral dea Itália em Porto Alegre e do Centro Cultura Ítalo-Brasileiro de Caxias do Sul.


No vídeo que gravamos com Occhipinti, ele fala de sua disposição para o trabalho de fortalecimento dos laços econômicos e culturais entre a Itália e o Rio Grande do Sul, ”um pedido que me fez o embaixador Raffaele Trombetta quando aqui cheguei”.

Postar um novo comentário

Captcha

Comentários

  • Comente esta notícia


Copyright © 2014 - SOMMO Editora Ltda - Fone/Fax (041) 3366-1469 - Caixa Postal: 4808 - CEP: 82960-981 - Curitiba/PR