Quinta-Feira, 19 de Março de 2015, 15h:03 A | A

”Atentado Poético 2015” acontece dia 21 em Belo Horizonte


Belo Horizonte MG

Projeto da Fundação Torino celebra 12 anos dia 21 de março, na Praça da Liberdade, e traz reflexão sobre o universo da música e suas inúmeras possibilidades de interação com outras artes.

"Sem música, a vida seria um erro”, a clássica frase de Nietzsche, pensador alemão do século XIX, revela muito da importância que a música desempenha na história da humanidade. Muito além da função de arte, ela serve ainda como ferramenta educacional ou terapêutica (musicoterapia) e tem presença central em diversas atividades coletivas, como os rituais religiosos, festas e funerais. O 12º Atentado Poético, projeto da Fundação Torino Escola Internacional, traz o universo da música e suas inúmeras possibilidades de interação com outras artes para a Praça da Liberdade, no dia 21 de março, a partir de 8h.

“Escolhemos a música como ponto de partida para todas as propostas, pois explorar o universo da música é abrir portas para o estudo da história, é trabalhar com cinema, com a cultura de diferentes épocas, com a literatura, com as artes plásticas, com a técnica, com a expressão corporal e até mesmo com a matemática. Buscamos alternar o tema central das atividades a cada edição e temos visto o desabrochar de novos talentos em campos diversos” revela a coordenadora e idealizadora do projeto, Daniela Mendes.

Daniela destaca ainda a importância do projeto para o desenvolvimento dos alunos. “A organização de projetos didáticos é uma forma rica de desenvolver o ensino. Para que essa interdisciplinaridade de fato ocorra, os alunos precisam ser estimulados a pensar de forma interdisciplinar. É nesse contexto que o desenvolvimento do Atentado Poético se insere, concretizando a proposta de integração dos saberes, favorecendo o entendimento das relações entre as disciplinas e entre elas e a sociedade, a vida e o mundo fora dos muros escolares.“

Pensando nas relações entre a música e a literatura, que são tão antigas quanto essas duas formas de expressão artística - na Antiguidade grega e romana era quase inadmissível que um poema fosse dito sem que se fizesse acompanhar de música, o 12º Atentado Poético, aberto à comunidade, contará com diversas atrações voltadas ao tema.

Bailarinos convidados do grupo Lindy Hop BH vão ministrar oficina de dança do estilo. O Lindy Hop é uma dança afroamericana surgida no Harlem, um bairro em Nova York, na segunda metade da década de 1920, durante a chamada "Era do Jazz". Resulta de um sincretismo de algumas danças características do período, como o charleston e o sapateado, e dança-se principalmente ao som do Swing, uma dentre as diferentes expressões do jazz.

O bailarino Leandro Belilo da Cia. Fusion de Dança ministra a oficina “Street Dance - Cultura e Identidade Negra”. Street Dance é um conjunto de estilos da dança de rua que se desenvolvem na realidade gestual do indivíduo através de movimentos coordenados e harmoniosos, que faz do corpo uma forma de comunicação.

Outra oficina promete entreter o público. “Soy loco por ti America”, trabalhará a história de diversos ritmos latinos, com apresentação ao vivo de músicos e bailarinos. Os participantes participarão de jogos interativos e aprenderão passos básicos de cada ritmo.

A programação conta com oficinas interdisciplinares tendo a música como tema central: O Rock e a Pop Art, que revela a exploração das relações entre o rock e as artes plásticas; Descobrindo o cordel, criação de cordéis a partir de músicas do cancioneiro popular brasileiro ou a partir de temas específicos; Laboratório de sons, criação de instrumentos musicais com utilização de material reciclado e alternativo (os participantes desta oficina poderão levar seus instrumentos de casa para uma jam session que acontecerá ao final da oficina); Atelier do vinil, desenvolvimento de objetos a partir da reutilização de vinis antigos; Batalha do conhecimento rap- ritmo e poesia, a partir de palavras sorteadas, os grupos terão que improvisar letras em forma de rap, trabalhando temas desenvolvidos na escola; na oficina Beatles Forever, serão apresentado alguns dos grandes sucessos dos Beatles com apresentação ao vivo de músicos convidados. Os participantes irão associar os temas das composições às diferentes fases da trajetória da banda. Por fim, os participantes irão compor suas próprias versões para as músicas originais. Na Trilha do cinema, os participantes poderão explorar esse universo, experimentando combinações de trilhas e cenas que marcaram a história do cinema. Por fim, a oficina A Música e a mente trabalhará algumas posições básicas da Ioga e a entoação de mantras.

Encerrando as atividades do 12º Atentado Poético, haverá apresentação dos músicos da Big Band da UEMG e dos bailarinos convidados para as oficinas de Lindy Hop e Street Dance.

Projeto Atentado Poético O projeto Atentado Poético é uma iniciativa inspirada no site www.bookcrossing.com, voltado para a troca de livros e experiências de leitura. O projeto é realizado anualmente, desde 2003, e já colocou em circulação mais de três mil livros de literatura na cidade de Belo Horizonte.
A ação consiste em promover o “abandono” de livros em diversos pontos da cidade de forma coordenada e simultânea. Os alunos da Fundação Torino saem às ruas todos os anos para presentear a população de BH com livros de literatura. Em cada livro há uma identificação e uma recomendação para que quem o encontre não o aprisione e, após a leitura, deixe-o novamente livre para que ele possa ser encontrado e lido por outra pessoa.
A cada edição a abordagem aos cidadãos belo-horizontinos é diferenciada: através de teatro, música e recitais, os alunos distribuem literatura pela cidade.

Fundação Torino Tem como missão formar pessoas capazes de serem protagonistas em situações sociais, políticas, econômicas e culturais diversas e integradas, conseguindo assim, ser uma escola modelo de referência nacional e internacional. Seus valores são, além de educar e desenvolver, praticar o exercício da cidadania, respeitar e aceitar as diferenças, respeitar e valorizar as pessoas e formar cidadãos para o mundo.

Postar um novo comentário

Captcha

Comentários

  • Comente esta notícia


Copyright © 2014 - SOMMO Editora Ltda - Fone/Fax (041) 3366-1469 - Caixa Postal: 4808 - CEP: 82960-981 - Curitiba/PR