Segunda-Feira, 05 de Outubro de 2015, 19h:41 A | A

"8½ - Festa do Cinema Italiano" tem segunda edição em Porto Alegre

Acontecerá na segunda quinzena de outubro


Vai de 22 a 28 próximos, em Porto Alegre, a segunda edição de "8½ - Festa do Cinema Italiano" - um evento itinerante de cinema e cultura italiana, que este ano está na sua 8ª Edição Internacional, acontecendo em vários países (Portugal, Angola, Moçambique). Desde o ano passado, o evento acontece também em Porto Alegre, no Brasil. O Festival acontecerá no Espaço Itaú de Cinema, no Bourbon Shopping Country, na Zona Norte da Capital Gaúcha, segundo informa o consulado da Itália em Porto Alegre.

O evento conta com o apoio institucional do “Ministero dei beni e delle attività culturali e del turismo” da Itália, da “Cinecittà Luce”, do Consulado-Geral d’Italia em Porto Alegre e do “Istituto Italiano di Cultura” em São Paulo.  Esta 2ª edição é realizada no ambito do “2015: Anno dell’Italia in America Latina”, das comemoraçoes do 140 anos da colonização italiana do Rio Grande do Sul e da XV edição da “Settimana della Lingua italiana nel Mondo”.  O festival, criado em 2008 em Lisboa, Portugal, por uma equipe constituída por profissionais portugueses e italianos, já se encontra profundamente enraizado na cultura e na sociedade portuguesa e hoje aposta, paralelamente, na sua projeção em todo o espaço geográfico da lusofonia.

A produção cinematográfica italiana aumentou consideravelmente a sua qualidade nos últimos anos e podemos afirmar que neste momento é uma das cinematografias mais interessantes na Europa; infelizmente, apesar disso, ela não resulta tão presente na normal programação das salas cinematográficas brasileiras. Também este ano o "8½ - Festa do Cinema Italiano" poderá propor em exclusiva para seu público uma seleção de filmes italianos recentíssimos, alguns em ante-estreia e outros inéditos ou ainda sem qualquer distribuição comercial no Brasil; filmes de autores consagrados e de revelações, apresentados e premiados nos principais festivais europeus.

Entre os filmes já confirmados para o festival “Le Meraviglie” (2014) de Alice Rohrwacher, ganhador prêmio do júri em Cannes em 2014, e “Anime Nere” (2014) de Francesco Munzi, triunfador absoluto na 60ª edição do prêmio David di Donatello.
Para representar um gênero tradicional da cinematografia italiana, a comédia, haverá dois filmes com o ator Edoardo Leo (“Smetto Quando Voglio” de Sydney Sibilia e “Noi e la Giulia” com o próprio ator na realização) mas sobretudo a derradeira obra do célebre realizador Carlo Mazzacurati, “La Sédia della Felicità” (2013) com Valerio Mastandrea, Antonio Albanese e  Fabrizio Bentivoglio.

Completam o painel de filmes o drama familiar “I Nostri Ragazzi” (2014) de Ivano De Matteo, com Luigi Lo Cascio (Cinema Paraíso), e “Il Giovane Favoloso” (2014) uma biografia do poeta Giacomo Leopardi pelo realizador e dramaturgo napolitano Mario Martone. Este último filme, sobre um dos mais famosos poetas da história da literatura italiana, integra “La Settimana da Lingua Italiana nel Mondo”, uma iniciativa internacional da “Accademia della Crusca”, para estimular o conhecimento e a valorização do idioma italiano. Durante o festival, o público também terá a possibilidade de participar em workshops de língua italiana (“Italiano per Principianti”) promovidos em colaboração com algumas das instituições culturais mais importantes de Porto Alegre.

Sempre na área da cultura, como no ano passado, a gastronomia italiana também terá um papel de protagonista na Festa do Cinema Italiano: a iniciativa da Rota dos Sabores Italianos regressa este ano com um amplo itinerário através dos melhores restaurantes, pizzarias, cafeterias e outros estabelecimentos gourmet da capital gaúcha, herdeiros da tradição gastronômica italiana e selecionados por italianos.

O "8½ - Festa do Cinema Italiano" é um festival organizado pela Associação “Il Sorpasso” e trazido para o Brasil pelo produtor cultural Tommaso Mottironi. Entre os apoiadores está o Gruppo Zaffari, mas sobretudo pequenos empresários locais, como Atelier de Massas e Restaurante Poente, que apesar da peculiar conjuntura econômica, honraram a própria descendência italiana, não medido esforços para viabilizar esta edição de "8½ - Festa do Cinema Italiano" em Porto Alegre.

Postar um novo comentário

Captcha

Comentários

  • Comente esta notícia


Copyright © 2014 - SOMMO Editora Ltda - Fone/Fax (041) 3366-1469 - Caixa Postal: 4808 - CEP: 82960-981 - Curitiba/PR