Quinta-Feira, 03 de Julho de 2014, 08h:41 A | A

Coração leva Dom Moacyr José Vitti, Arcebispo metropolitano e fundador do Círculo Trentino de Curitiba

Após aposentadoria, dentro de dois anos, ele sonhava voltar para a sua terra natal, no interior de São Paulo, e pescar no Rio Piracicaba.

Foto Desiderio Peron / Arquivo Revista Insieme

domvitti.jpg

Dom Vitti cumprimenta o cônsul geral da Itália em Curitiba, Enrico Mora, na solenidade comemorativa ao 68 aniversário da República Italiana, realizada na noite de 1 de junho, na Sociedade Garibaldi.

CURITIBA – PR – Vítima de inesperados problemas cardíacos, faleceu no começo da tarde de hoje (26.06.2014), em sua residência episcopal, o arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti. Tinha 74 anos e, além de um dos fundadores, era o presidente de honra do Círculo Trentino de Curitiba.

Dom Vitti foi também um incentivador da Revista Insieme, desde a sua fundação, há 20 anos.

O prelado respondia pelo Arcebispado Metropolitano de Curitiba desde 9 de maio de 2004, com nomeação do Papa João Paulo II. Era Bispo Auxiliar desde 1988. Ordenado sacerdote em 16 de dezembro de 1967, em Campinas-SP, Dom Vitti era natural de Piracicaba-SP, de uma família numerosa de descendente de imigrantes trentinos.

Gostava de pescar e seu apoio incondicional às questões da italianidade não o distanciou, jamais, de sua pastoral exercida sempre com simplicidade, simpatia e muita alegria, sob o lema episcopal “Um só Coração”. Era doutorado em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade San Tommaso, de Roma.

Perdemos um grande incentivador, um grande religioso e um grande homem, disse o ex-presidente do Círculo Trentino de Curirtiba, Ivanor Minatti, ao dar a notícia do falecimento do Arcebispo, logo que ele ocorreu, no começo da tarde

Postar um novo comentário

Captcha

Comentários

  • Comente esta notícia


Copyright © 2014 - SOMMO Editora Ltda - Fone/Fax (041) 3366-1469 - Caixa Postal: 4808 - CEP: 82960-981 - Curitiba/PR