Música erudita

Quarta-Feira, 13 de Outubro de 2010, 09h:49 A | A

Concerto de violino e piano com Borgomanero e Josely Bark é atração de “Domingo no Campus”

CURITIBA – PR – Domingo, dia 17.10.2010, tem concerto de violino e piano no pequeno auditório do Teatro Positivo, em Campo Comprido, Curitiba. A promoção que tem o apoio da Universidade Positivo e da Band News, terá início às 11 horas da manhã. No piano, Josely Machado Bark, e no violino, o italiano Alessandro Borgomanero. O ingresso custa R$ 10,00 (professores, estudantes, doadores de sangue e pessoas acima de 60 anos pagam a metade do valor). O duo vai interpretar obras de Johan Sebastian Bach (Partita n. 2 em Ré Menor – Chacona) em solo de violino e a mesma obra, transcrita por Ferrucio Busoni, para piano; Ludwig van Beethoven (Romance em Som maior), Johanes Brahms (sonata para violino e piano n. 2 em Lá maior) e Béla Bartók (Danças Folclóricas Romenas). Abaixo estão os currículos dos dois concertistas, segundo os promotores do evento:.

ALESSANDRO BORGOMANERO – VIOLINO - Nascido em Roma formou-se com o título de Mestre em 1992, na Escola Superior de Música "Mozarteum" de Salzburg, na classe do violinista Ruggiero Ricci. Continuou seus estudos com renomados violinistas como Boris Belkin, Salvatore Accardo e Rodolfo Bonucci.
Apresentou-se como solista frente a várias orquestras tais como, Orquestra de Câmara de Budapest, Salzburg Chamber Soloists, Philadelphia Virtuosi Chamber Orchestra, London Mozart Players, Virtuosos de Salzburgo, Orquestra de Câmara de Berlim, Bachiana Filarmônica, Orquestra “Sinfonietta” Salzburg, e com a maioria das orquestras sinfônicas brasileiras. Em 2002 realizou a primeira execução brasileira do concerto nr. 2 para violino de Schostakovich, em Curitiba. No ano de 2005 esteve se apresentando como solista com a “Kremlin Chamber Orchestra” (Rússia), em dois concertos no auditório do Kremlin em Moscou. Para a temporada de 2009 estão programados recitais de violino e piano na Alemanha, Áustria, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasilia, Curitiba, e concertos como solista com as orquestras sinfônicas de Brasilia, Bahia e Sergipe (Schostakovich), Espirito Santo (Mendelssohn), São Paulo (Beethoven) bem como a estréia mundial do concerto para violino de Jaime Zenamon com a Orquestra Sinfônica do Paraná.
Em duo com violino e piano, e como integrante do Quarteto Mozarteum, obteve elogios do público e da crítica especializada em tournées por diferentes países como: Áustria, Escócia, Inglaterra, Portugal, Alemanha, Itália, Japão, Rússia, Austrália, Estados Unidos, Canadá, Perú, Argentina, Uruguai e Brasil. Apresentou-se em salas de concerto importantes como no “Grosses Festspielhaus” em Salzburg, “Palao de la Musica” Barcelona, no “Tivoli” em Copenhagen, “Alte Oper” de Frankfurt, “Bunkakaikan” e “Pablo Casals Hall” em Tóquio, no Teatro Olímpico de Roma, no “Teatro Colon” em Buenos Aires e na Sala São Paulo. Gravou programas para a rádio BBC de Edinburgo, NHK de Tóquio, a ORF de Salzburg e para a RAI Italiana.
Participou com concertos em diversos festivais de música como no Festival de Verão de Salzburg em um concerto de música de câmara com a cantora Jessye Norman, Festival de Música de Edimburgo, nas Semanas Filarmônicas de Salzburg junto com integrantes das Orquestras Filarmônica de Viena e de Berlim, Festival Mozart de Tóquio, e no Festival de Inverno de Campos do Jordão. Ministrou “masterclasses” para violino na Escola Superior de Música de Viana (Portugal) e nos principais festivais de música do Brasil. 
Gravou vários CD’s pelos selos Kreuzberg Records (Alemanha), Nami Records (Japão) e Classic Sound (Áustria). A sua discografia inclui dois CD’s gravados com o Mozarteum Quartett, com quartetos e quintetos de Mozart com o clarinetista Wenzel Fuchs da Filarmônica de Berlim, um CD de violino e violão com um arranjo dos “Quadros de Uma Exposição” de Mussorgsky e outro com peças virtuosísticas para violino e piano.
Mora em Goiânia desde 1999 onde é professor de violino na Universidade Federal de Goiás. De 2004 a 2007 foi diretor artístico e regente titular da Orquestra de Câmara Goyazes. Em 2006 lhe foi outorgado pelo Governo do Estado o título de “Comendador da Ordem do Mérito Anhanguera” como reconhecimento pelas suas realizações na área da música erudita em Goiás.

JOSELY MACHADO BARK,  PIANO - Nascida em Curitiba, graduou-se na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Freqüentou cursos e master-classes ministrados por Moura Castro, Yara Bernette, Caio Pagano, Antônio Bezzan, Gilberto Tinetti, Beatriz Balzi, Timothy Shafer (EUA), Gyorgy Sandor (EUA), Paul Rutmann (EUA) e Wolfgang Leibnitz (Alemanha – ex-aluno de Cláudio Arrau).
Nos Estados Unidos, foi pianista acompanhadora dos renomados flautista Michel Debost e oboísta Alex Klein. De volta ao Brasil, formou com o flautista Luiz Fernando Sieciechowicz o Duo Bark-Sieciechowicz, grupo premiado em concurso internacional. Obteve a 1a colocação em vários concursos nacionais, entre eles: Concurso Villa-Lobos (PR), IX Concurso Jovens Instrumentistas do Brasil (Piracicaba), II Concurso Nacional de Piano de São Caetano do Sul (SP), e recebeu diversos prêmios de Melhor Intérprete de Música Brasileira. Participou do 21o Concurso Internacional de Piano & Festival Bartók-Kabalevsky-Prokofiev (EUA – 2001). Sendo a única candidata brasileira, foi classificada entre os três primeiros lugares. Na banca julgadora estava o célebre pianista Gyorgy Sandor, ex-aluno de Bartók.
Realizou Mestrado e Doutorado em Música no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (SP) – Unicamp, sob orientação do Prof. Dr. Mauricy Martin e co-orientação da Profa. Dra. Maria Lúcia Pascoal.
Residente em Curitiba, integra desde 2006 o corpo docente da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, e, além da atividade didática, exerce intensa atividade como recitalista, solista e camerista.

Postar um novo comentário

Captcha

Comentários

  • Comente esta notícia


Copyright © 2014 - SOMMO Editora Ltda - Fone/Fax (041) 3366-1469 - Caixa Postal: 4808 - CEP: 82960-981 - Curitiba/PR