Terça-Feira, 03 de Maio de 2016, 18h12
Duas chances de visitar terra de origem para giulianos jovens e idosos

© Desiderio Peron | Insieme
Curitiba - PR

Foto Desiderio Peron / Revista Insieme

trieste.jpg

Trieste, cidade portuária do Nordeste da Itália, onde serão realizados os encontros de jovens e idosos giulianos.

Descendentes de imigrantes giulianos (Friuli-Venezia Giulia), filiados a alguma associação específica, que saibam falar o italiano e sejam maiores de idade com até 35 anos podem se inscrever para participar, ainda este ano, do “XVIII Stage”, a ser realizado de 18 de setembro a 2 de outubro próximos, em Trieste e outras cidades da região.
A informação é da presidente do “Circolo Giuliano” de Curitiba, Maria José Cettina de Luca, que explica estarem os prazos no fim e, portanto, os eventuais interessados precisam entrar em contato o quanto antes. A seleção dentre os inscritos, segundo ela, será realizada pela “Associazione Giuliani nel Mondo” e prevê uma entrevista pelo Skype.
Outra oportunidade é oferecida a imigrantes de origem giuliana da grande imigração do pós-guerra (Istria, Fiume, Dalmazia e Isole del Quarniero), com idade igual ou superior a 65 anos e que nunca tenham voltado às cidades locais de origem desde, pelo menos, os dez anos de idade. No momento da inscrição os candidatos deverão comprover também não terem participado de outros projetos ou iniciativas similares financiadas pela Região do Friuli-Venezia Giulia, além da participação regular nas atividades de círculos e associações de giulianos. O período de permanência na Itália será o mesmo do estabelecido para o encontro dos jovens mas, diferentemente dos jovens, todas as despesas dos participantes do “Soggiorno per gli Anziani” serão financiadas pela Região, inclusive as passagens, estada, alimentação e translados.
O “Stage” deste ano terá início dia 18 de setembro, um domingo, em Trieste, onde os participantes precisam estar já no dia anterior. Todos os participantes, originários do mundo inteiro, terão uma ajuda para o reembolso da passagem, além de todas as despesas com alojamento e alimentação pagas pelos promotores. Segundo Maria José, os candidatos, além de cumprirem os demais requisitos, devem “estar realmente interessados em um maior conhecimento da realidade da Venezia Giulia e da Itália em todos os seus aspectos, e, portanto, disponíveis para participar com proveito de encontros, visitas e conversações”.
O programa do “XVIII Stage” formativo-culturalm, ainda segundo Maria José, “será análogo ao das edições anteriores e do tipo intensivo, com visitas e encontros às mais importantes instituições culturais, científicas, econômicas e sociais de Trieste e da Venezia Giulia, com palestras de docentes universitários, personalidades da vida local e com reuniões de aprofundamento com os dirigentes da “Giuliani nel Mondo”.
Ano passado, lembra a presidente do Círculo de Curitiba, “quatro dos nossos jovens tiveram a oportunidade maravilhosa de participar do 'stage' em Trieste e região: Isabella Maguolo, Giuliano Cordi, Stella Cordi e Ornella de Luca”.
Ela explica também que no procedimento da seleção dos candidatos baseados nas indicações dos vários Círculos e Clubes Giulianos a 'Giuliani nel Mondo' seguirá um critério de aproximação e rotação relativamente aos diversos países, levando também em consideração as participações nas edições precedentes dos encontros organizados pela entidade com o patrocínio da Região. No final do encopntro, os participantes deverão escrever um texto com as suas impressões sobre o 'stage' que será publicado no jornal da “Giuliani nel Mondo". Mais informações através do skype: mariajosedeluca ou pelo fone 41 9951-5185.

image004.jpg

 


Fonte: Insieme - A Revista Italiana Daqui
Visite o website: http://insieme.com.br/