Terça-Feira, 18 de Novembro de 2014, 17h:16 A | A

Florianópolis debate a economia verde no desenvolvimento urbano


FLORIANÓPOLIS – SC – Com o objetivo de informar instituições, empresas e pesquisadores acerca do conceito de “smart city”, buscando proporcionar oportunidades de intercâmbio, colaboração e 'business' entre sistemas urbanos dos países da União Européia e do Mercosul, acontecerá em Florianópolis, no dia 3 de dezembro, o 'workshop' denominado “Fórum Smart City e Inovação”.


O evento, que será realizado  no auditório central da Acif – Associação Comercial e Indústrial da capital catarinense tem como subtítulo “Teoria e Aplicação da Green Economy no Desenvolvimento Urbano, em perspectiva de business e políticas públicas” e abordará ainda a “Expo 2015 e o caso Milano”. Os interessados em participar devem procurar realizar prévia inscrição, uma vez que as vagas são limitadas.


O 'workshop' é uma iniciativa da  Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina, da Acif, e do Centro de Estudos e Consultoria Territoria, em colaboração com a “Università Cattolica di Milano”, com o Politécnico de Turim, com o laboratório internacional multi-institucional ÁgoraLab e com o Departamento de Engenharia de Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina. Terá início às 14h30min e o encerramento está previsto para as 18hs.


Segundo informa a Câmara Italiana de SC, entre os principais âmbitos de aplicação do “smart city”, destam-se energias renováveis – 'governance' e melhoramento da eficiência da administração pública – agricultura sustentável – turismo sustentável - saúde - sistemas de integridade privada e pública. Outro tema, segundo a Câmara, a ser abordado na oportunidad é a Expo 2015 - um evento internacional que será realizado entre 1º de maio a 31 de outrubro em Milão, e que deverá apresentar as novas tecnologias e iniciativas voltadas a ampliar a produção de alimentos e atender às demandas mundiais de forma sustentável. A Expo 2015 reunirá 147 países em torno de um tema comum: “Alimentar o Planeta, Energia para a Vida”.


Entre os palestrantes já confirmados estão o Prof. Paolo Bertaccini Bonoli, da Territoria em colaboração com a Universidade Católica de Milão, que abordará o tema: Caso Milão e Expo 2015 no quadro das politicas européias de promoção da smart cities; Cristiano Musillo, Conselheiro Econômico e Comercial da Embaixada da Itália em Brasília, que apresentará o tema: Expo Milano 2015: Uma oportunidade para o mundo empresarial brasileiro – Alimentação, inovação, sustentabilidade; o Prof. Eduardo Costa, do Departamento de Engenharia de Gestão do Conhecimento da UFSC e o Pesquisador Arthur Sanders, do AgoraLab da UFSC, que debaterão os temas das cidades inteligentes relacionados com mobilidade urbana, governance, segurança e pessoas, economia inteligente e meio ambiente inteligente; a Profª Roberta Krahe Edelweiss, da Universidade Unisinos (São Leopoldo – RS), com o tema: Boas práticas e cidades inteligentes e, a Profª Katia Rubio da Universidade São Paulo, que retratará a relação entre smart city e esporte na perspectiva de responsabilidade social e do desenvolvimento de cidadania ativa.

Postar um novo comentário

Captcha

Comentários

  • Comente esta notícia


Copyright © 2014 - SOMMO Editora Ltda - Fone/Fax (041) 3366-1469 - Caixa Postal: 4808 - CEP: 82960-981 - Curitiba/PR