Terça-Feira, 06 de Julho de 2010, 17h:46 A | A

Polesani recebeu jovens brasileiros na Itália

JUNDIAI – SP - O intercâmbio cultural, educacional e comercial entre o Brasil e Itália é reforçado pela participação das Associações Italianas com ramificações no Brasil. O Comvesc - Comitê das Associações Vênetas do Estado de Santa Catarina, juntamente com os segmentos do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, encaminharam 10 jovens brasileiros, com idade entre 18 e 39 anos, com descendência veneta, para conhecer a região de seus antepassados.

A iniciativa partiu da Associação Polesani nel Mondo, da cidade de Rovigo, na Itália. Entre os 10 brasileiros selecionados estavam Ana Paula, de Urussanga, e Maria Alice, de Tubarão.  Na comitiva de jovens estavam mais três gaúchos, uma paranaense e quatro paulistas.

Na região Vêneta, o Presidente da Polesani nel Mondo, Marco Di Lello, já havia programado uma agenda ampla e bem organizada para que os jovens brasileiros pudessem conhecer as cidades mais importantes do Vêneto. Veneza, Verona, Padova figuraram entre as diversas cidades visitadas pelo grupo, onde, em cada uma delas, foram recebidos por Prefeitos (sindaci) e por outras autoridades representativas.

O encontro mais importante e talvez o mais emocionante para todos estes 10 jovens aconteceu na bucólica cidade de Veneza, onde foram recebidos pelo Assessore di Flussi Migratori, Danielle Stival, nas dependências do  Palácio Balbi,  majestosa  sede do Governo Vêneto.

Muito alegre e emocionado pela participação dos jovens, Stival informou que em outubro estará visitando o Brasil, onde espera reencontrar todo o grupo que lhe visitou nestes primeiros dias no exercício desta sua nova função.

Para Maria Alice e Ana Paula, as duas catarinenses das ATM’s de Tubarão e Urussanga, respectivamente, o mais importante nestes 10 dias de visita ao Vêneto foi o aprendizado que tiveram a respeito dos imigrantes italianos que aqui chegaram e ajudaram a construir os estados brasileiros. “O que mais deixou saudade foi o carinho que demonstraram para com o nosso grupo, principalmente o Marco Di Lello e as pessoas que, voluntariamente, criaram a infraestrutura necessária para nosso conforto e segurança. Ao Marco os nossos mais sinceros agradecimentos por esta oportunidade," declarou Maria Alice.

Postar um novo comentário

Captcha

Comentários

  • Comente esta notícia


Copyright © 2014 - SOMMO Editora Ltda - Fone/Fax (041) 3366-1469 - Caixa Postal: 4808 - CEP: 82960-981 - Curitiba/PR